Anexo da Câmara Municipal de Porto Alegre 

Concurso de Projetos 

Menção Honrosa

Arquitetura    MGS + Associados

Autores          Fabiano José Arcadio Sobreira

                       Elcio Gomes da Silva

Colaboração e Imagens Bruno Oliveira

Local Porto Alegre - RS

Área 19.700 m²

Projeto 2014

Concurso de projeto - Anexo da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro

Memorial por Fabiano Sobreira

 

Praça Cívica - estratégia de implantação

 

O projeto para a sede administrativa da Câmara Municipal de Porto Alegre parte do princípio que a melhor forma de reverenciar a arquitetura e o simbolismo do Palácio Aloísio Filho, sede do Poder Legislativo Municipal e exemplar da arquitetura moderna, não está no mimetismo ou na continuidade do gabarito ou da tipologia, mas na construção do vazio: o espaço cívico.

 

A praça cívica é o ponto de partida da proposta e se apresenta como continuidade física e simbólica da Av. Clébio Sória. Uma marquise linear atravessa a praça de norte a sul, criando um eixo sombreado, como extensão da avenida cultural existente no Palácio. Ao longo desse espaço são realizadas atividades cívicas, culturais, de convivência e de contemplação. Além de articular os diversos elementos do conjunto, a praça se configura como espaço democrático, de convergências e encontros.

 

A praça também define a estratégia de implantação e de composição da nova sede administrativa, que se resume em dois elementos:

 

(1) um bloco horizontal que ocupa toda a extensão do lote e cuja cobertura define a praça elevada. Nessa parte estão concentradas as atividades de apoio e convivência;

 

(2) um prisma vertical, implantado no extremo sul da praça, onde se concentram os escritórios das diretorias, além de espaços de convivência no térreo e na cobertura.

 

A orientação solar também determina a implantação, favorece a configuração da praça e a relação visual do conjunto com o Guaíba e o Parque. Desse modo, o bloco de escritórios, situado na extremidade do lote, tem suas fachadas mais extensas voltadas para norte e sul, orientação mais favorável para os ambientes de trabalho.