Centro Cultural de Ceilândia 

Arquitetura Bruno Oliveira

Local Ceilândia - DF

Área 6.000m²

Projeto 2011

Menção honrosa NAB - Nova Arquitetura e Brasília 2015 - IABDF - Projeto de Graduação 

COMPLEXO CULTURAL DE CEILÂNDIA
 

Intervenção urbana e qualificação do espaço público
 

Graduação do Uniceub em Arquitetura e Urbanismo - Projeto final de Diplomação II - 2º semestre de 2011
Orientador Fabiano Sobreira 


Campanha de Erradicação às Invasões - CEI + sufixo lândia modismo da época = Ceilândia
 

Cidade que começa sua história com o intuito de resolver uma questão social relacionado ao problema da habitação no DF. Fruto da construção da cidade de Brasília ela surge 3 anos após. Está situada a 1286 metros acima do nível do mar e a 286 acima do lago Paranoá de Brasília. Encontra-se aos arredores da capital, na região do Distrito Federal
sentido oeste. Atualmente é uma das maiores cidades satélites com 398.374 mil habitantes de acordo com dados da pesquisa distrital por amostra de domicílios - PDAD de fevereiro de 2010/2011.


O termo ‘‘Cidade Satélite’’ é uma expressão utilizada para definir as cidades que vieram a surgir junto com a Capital e não conquistaram sua emancipação. Além disso Ceilândia é conhecida principalmente pela feira central localizada no centro da cidade e por seu monumento da caixa D’água.


Considerando as informações, o foco é refletir sobre o contexto urbano desta cidade, no que se refere aos seus espaços vazios e a qualidade do espaço público. Como premissas foram levados em consideração três aspectos
básicos.

 

Por primeiro a importância dos espaços vazios dentro da cidade e sua relação com o contexto cultural da cidade. Outro é qualidade de vida que os espaços públicos podem proporcionar à vida das pessoas. Por fim é uma crítica ao mercado imobiliário meramente especulatório, que tem gerado espaços de péssima qualidade no contexto da cidade e na qualidade de vida de seus moradores.
 

Propõe-se a inserção de espaços reservados à cultura e sua utilização como ferramenta de enriquecimento cultural e inclusão social. Este é o assunto em foco desta proposta.