Escola Modelo 

Projeto Social 

Arquitetura e Imagens: Bruno Oliveira

Local: Cidade Estrutural - DF

Área 2.500 m²

Projeto 2018

Memorial

A escola modelo foi pensada para atender às necessidade da creche alecrim, localizada na Cidade Estrutural, Distrito Federal, brasil.

Trata-se de uma creche sem fins lucrativos que procura ajudar crianças carentes da cidade.

 

A escola surge em torno do pátio. Espaço simbólico e de grande importância para convivência das crianças e integração entre os espaços da escola. O modelo do projeto prevê a implantação do conjunto em 3 etapas.

 

Na etapa 1 está previsto a construção do pavimento térreo onde ocorrerão as atividades de apoio para crianças de 0 a 6 anos de idade.

 

Na etapa 2 está previsto a construção do 1° pavimento onde estará os espaços de apoio para crianças de 07 a 12 anos de idades.

 

Por fim a etapa 3 previsto a construção do 2° pavimento voltado para adolescentes de 13 a 16 anos de idade.

 

A ideia do projeto é proporcionar um apoio para as crianças até a idade de 16 anos considerando que muitas não possuem nenhum apoio para sobreviver. Até essa idade será possível formar essas crianças, dando-lhes o conhecimento necessário para iniciar uma vida adulta com um certa bagagem e apoio que serão fornecidos pela escola modelo.

 

O sistema construtivo da escola é o concreto armado pré-moldado, lajes de concreto armado pré-moldado e blocos de concreto para vedação das fachadas. As esquadrias serão metálicas pintadas, vidro incolor 4mm. Piso em concreto polido e nas paredes pintura sobre blocos de concreto nas cores primárias. Áreas molharas, banheiros, cozinhas, copas, terão piso em granitina cinza, revestimento cerâmico branco nas paredes, bancadas de granito cinza, cubas cerâmicas ovais brancas, metais de pressão automáticas com temporizador simples. Espelhos ao longo das bancadas dos banheiros. Divisórias dos chuveiros serão em granito cinza, chuveiros elétricos, bacias sanitárias simples com válvula de pressão ecológica. Na cobertura será implantado um sistema de painéis solares para geração de energia e aquecimento solar da água. Será implantado ainda um sistema de reuso, com captação das águas das chuvas, armazenadas em reservatórios inferiores. Estas águas poderão ser reaproveitadas para sistemas de descarga, lavagem e irrigação.